O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf, homenageou, nesta quarta-feira (19/2), o jornalista e radialista Salomão Ésper, que comanda o Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, há 36 anos.
A cerimônia recebeu autoridades e convidados, além do presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
Salomão foi homenageado em sua terra natal 66 anos depois de deixar a cidade para fazer carreira na capital paulista.
No discurso, o jornalista lembrou histórias do tempo em que viveu em Santa Rita do Passa Quatro e fez questão de salientar que nunca deixará os vínculos com a cidade
A escola do Sesi-SP, que funcionava em um prédio da prefeitura, ganhou nova sede, no Jardim Itália, em agosto de 2012. E terá Salomão Ésper como patrono. Com a transferência de local, os alunos foram beneficiados não apenas com as modernas instalações, mas passaram a estudar tempo integral, dando continuidade ao projeto do Sesi-SP de oferecer ensino de qualidade o dia todo em todas as suas unidades do estado até 2015. Com essa proposta, os alunos realizam vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia e recebem alimentação saudável e balanceada supervisionada por nutricionistas.
A escola do Jardim Itália tem 12 salas de aula, duas áreas de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, laboratório de informática educacional com 37 computadores, um laboratório de ciência e tecnologia, uma sala multidisciplinar, quadra esportiva coberta com vestiários e ambientes administrativos, amplos e confortáveis, para atendimento aos pais e professores.
O Sesi-SP começou a implantar seu novo modelo educacional em 2007 com o objetivo de oferecer, além do ensino fundamental em tempo integral, ensino médio e a possibilidade de estudar, simultaneamente, em um curso profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).
O patrono
Salomão Ésper nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 26 de outubro de 1929. Jornalista e radialista, formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP, é um dos nomes mais representativos do radiojornalismo no Brasil.
Uma de suas maiores características é seu português impecável e sua voz grave, com tom sempre firme.
Tendo começado como locutor em 1948, na Rádio Cruzeiro do Sul, ele foi para a Rádio América, que pertencia ao Grupo Bandeirantes, quatro anos depois. Lá, ocupou o cargo de superintendente por vários anos.
Hoje, apresenta o Jornal da Gente ao lado de José Paulo de Andrade e Rafael Colombo, na Rádio Bandeirantes de São Paulo (AM 840-FM 90,09). O programa é sucessor de uma atração famosa, o Trabuco, de Vicente Leporace.
Uma curiosidade: quando menino, Ésper gostava de ficar em uma padaria ouvindo rádio. Não pensava que essa seria sua profissão e nem tão pouco que teria uma carreira de sucesso e tão duradoura. Só na Rádio Bandeirantes, ele está há cinco décadas.
Ésper é viúvo e tem três filhos.







