Conjunto de ações realizado em parceria entre Prefeitura e Sebrae visa estimular a produção local nas áreas de negócio e agronegócio
(por acessoria de imprensa da prefeitura municipal)
Por uma série de fatores, municípios de pequeno porte geralmente sofrem para promover o seu próprio desenvolvimento econômico. A economia globalizada, gera concorrência desigual com grandes centros de produção no país e até no exterior. Promover esse desenvolvimento é um desafio para gestores públicos destes locais.
Em Santa Rita do Passa Quatro não é diferente, por isso a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae-SP, está lançando o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município.
Executado em conjunto pelo Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho e Emprego e Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Plano será lançado em evento público, no próximo dia 3 de abril, quinta-feira, à partir das 19 horas.
Aberto ao público, o evento terá como objetivo apresentar o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Além do Sebrae-SP, o Plano recebe apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Associação de Produtores.
O Plano de Desenvolvimento Econômico do Município prevê investimentos na produção local de negócios e agronegócios, incentivando a chamada Compra Governamental, mecanismo que facilita a aquisição de produtos e serviço, pela Prefeitura, de empresas e produtores rurais locais.
A ação também cria uma cooperativa de hortifrutigranjeiros do município e pode se estender a produção de leite local. A chamada agricultura familiar será estimulada com sua implantação, na qual o mínimo de 30% de compra local de produtos será ampliando, podendo chegar a 70%.
Uma agenda está sendo elaborada junto ao Sebrae e, além do evento do próximo dia 3, outras ações serão realizadas durante o ano, como palestras e oficinas com orientações aos interessados.
A expectativa do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho e Emprego, com o lançamento do Plano, é de que mais recursos sejam empregados no próprio município, gerando mais oportunidade de emprego e renda à população.
Foto: O prefeito Leandro Luciano dos Santos e o consultor do Sebrae Luiz Adriano Alves Pinto com demais presentes na reunião para organizar o Lançamento do Plano de Desenvolvimento (AssImp/Divulgação)







