São Paulo já registrou quatro casos da doença; no país são mais de 130 confirmados
O Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro faz um alerta à população sobre a necessidade de atualizar o calendário de vacinação, especialmente contra o sarampo. Este ano, o Brasil já registra mais de 130 casos positivos, com maior incidência na Região Nordeste. No estado de São Paulo, foram registrados seis casos, até o início de março, sendo um de Santo André, um e Campinas e quatro na capital paulista.
Outra preocupação é com a chegada de turistas de países com incidência ou surto da doença, para acompanhar a Copa do Mundo. De acordo com a enfermeira responsável pelo Centro de Saúde II, Maria Helena Missiato Antunes, em alguns países da Europa, por exemplo, não há tanta preocupação com a doença e a vacinação não é obrigatória para quem for viajar para o Brasil. Países da África, Ásia, e Oceania também registraram surto da doença.
A vacina tríplice viral (SRC) é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a doença, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. As pessoas de 2 à 19 anos de idade tem que constar na carteira de vacinação duas doses da vacina. Acima dessa idade, a população deve estar imunizada, pelo menos, com uma dose.
A transmissão do vírus do sarampo acontece pelo ar. Maria Helena explica que a população deve ficar atenta a carteirinha de vacinação e procurar o Centro de Saúde II para receber a vacina.
O alerta também é para os casos que apresentem febre ou manchas pelo corpo, principais sintomas do sarampo, que procurem atendimento na rede de saúde.







