Estiagem coloca abastecimento de água de Santa Rita em risco de novo racionamento

Serviço poderá sofre interrupções se não cover nos próximos 15 dias; orientação é para a população economizar

O Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, responsável pelo Setor de Água e Esgoto, alerta que a cidade pode sofrer novo racionamento de água, caso a estiagem perdure.

Com o baixo nível do manancial que abastece o município, caso não chova em quantidade aceitável nos próximos 15 dias, a medida chamada de stop and go, que interrompe a distribuição de água em alguns momentos do dia, para recuperação do reservatório localizado na ETA (Estação de Tratamento), poderá ser adotada novamente. A já foi adotada no mês fevereiro, na cidade.

De acordo com o Diretor do Departamento, o engenheiro João Alex Balnovinotti, faz um apelo para que a população se conscientize e tome medidas de economia, para que não haja necessidade de mais interrupções.

Esta é a maior estiagem que se tem registro neste período (que normalmente seria de chuvas regulares). De acordo com o Setor de Água e Esgoto, o volume de armazenamento na represa Passa Quatro, que abastece a cidade, chegou a apenas 20% da sua capacidade em fevereiro. O município também não pode contar totalmente com o complexo de São Valentim desde que a usina voltou a gerar energia elétrica.

A Prefeitura vem buscando soluções, trabalhando em ações e investimento para reverter o problema, como levantamento de perdas por vazamentos invisíveis na cidade, a solicitação de uma draga junto ao DAEE (Departamento Estadual de Água e Energia Elétrica), para o desassoreamento (retirada de terra) da represa, visando aumentar sua capacidade de armazenamento e a reativação de reservatórios (caixas d’água) nos bairros Bonanza e Jardim Nova Santa Rita.

Entretanto, a medida para solucionar o problema será a busca de um novo manancial, já que atual represa abastece a cidade desde a sua fundação.  Após estudo a Prefeitura deve buscar uma área na bacia do Rio Bebedouro para construção de barragem de contenção ou represa, visando o abastecimento.

represa_secafoto: http://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br

Deixe um comentário