O Serviço de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro abriu o cadastramento de clínicas veterinárias da cidade para a participação na Campanha de Esterilização de Cães e Gatos. O cadastro deve ser feito sede do Controle de Zoonoses, que fica no prédio da Prefeitura, com acesso pela Rua Inácio Ribeiro (ao lado do Instituto Olavo Bilac).
Para o cadastramento são necessários os seguintes documentos e critérios: Licença de Funcionamento junto a Vigilância Sanitária Municipal e no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP); o médico veterinário responsável deve estar devidamente regularizado junto ao CRMV-SP; o médico veterinário responsável deve apresentar declaração do CRMV-SP de que não está respondendo a processo ético ou qualquer outro que impeça o exercício legal da profissão, e a clínica veterinária deve estar ciente do acordo com a metodologia da Campanha de Esterilização.
A campanha visa amenizar o problema do crescente número de animais domésticos errantes pelas ruas da cidade. No último dia 7 de março, o prefeito Leandro Luciano dos Santos recebeu em seu gabinete, para uma reunião, membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, do grupo Bicho Sem Teto e da Sociedade Protetora de Animais de Tambaú (SPAT), que realiza este trabalho em parceria com a prefeitura da cidade vizinha.
O motivo do encontro foi debater uma ação em Santa Rita do Passa Quatro que visa a implantação de um programa de castração e cuidados com animais. Entre os assuntos tratados, esteve a ideia de firmar parceria entre Poder Público e grupos organizados e a destinação de verbas de emendas parlamentares para este fim.
Os presentes também puderam ouvir a experiência do município de Tambaú, onde um trabalho vem sendo realizado já há alguns anos, com resultados positivos.







