Vereador é absolvido dos crimes que lhe foram imputados pelo Ministério Público Federal.
Trechos importantes do relato.
….. “Está confuso nos autos o motivo de o soldado (fls. 681) ter telefonado ao réu e não ao proprietário. Não é claro a razão de o réu CARLOS EDUARDO comparecer ao local”….
….”CARLOS EDUARDO CLEMENTE LEAL cometeu tentativa de favorecimento pessoal;…Não há antecedentes computáveis;…Não há elementos quanto à sua conduta social; Sua personalidade não se afigura inclinada para a prática delitiva;…As circunstâncias não destoam das normais;…Considerando a definição jurídica diversa (tentativa de favorecimento pessoal), CARLOS EDUARDO faz jus à oferta da suspensão condicional do processo;…Deixo de decretar a perda do cargo exercido por CARLOS EDUARDO CLEMENTE LEAL
Veja discurso na íntegra
Boa Noite a Todos.
Antes de começar as minhas considerações gostaria de lembrar primeiramente que hoje dia 05 de maio de 2014, dia em que estou podendo ter o direito de voltar a me expressar e retomar a minha dignidade, que se estivesse ainda encarcerado estaria fazendo exatamente nove meses. Coincidência? Não. Aprendi com o grande amigo que fiz dentro da Penitenciaria, o Sr. Ithamar Moraes, que perante DEUS não existe coincidências e sim provações. Ao Sr. Ithamar obrigado pelas visitas constantes e pelas orações.
Quero aproveitar a oportunidade para esclarecer os motivos que me levaram a aceitar o desafio de dirigir o Departamento de Obras e me licenciar do Cargo de Vereador. Quando resolvi me candidatar, a proposta de trabalho sempre foi baseada no progresso de nossa cidade com ênfase nos direitos do cidadão, como buscar melhorias na área da saúde, educação e moradia digna. Eu sabia que eu era um vencedor e que eu era capaz de corresponder as expectativas geradas por todos, que teria oportunidade de alcançar tais objetivos com maior eficiência. Tanto que é verdade que em apenas sete meses na frente do cargo de Diretor planejei progresso a altura das necessidades e dificuldades até então encontradas. No setor de água e esgoto, por exemplo, estava sendo proposta a implantação de Software moderno e atual para leitura das unidades consumidoras de água e ocorrências de falhas e/ou vazamentos em tempo real, impressoras térmicas que emitem a fatura imediatamente a leitura. Com isso diminuiríamos erros do atual sistema contribuindo para a redução da perda de água tratada, que na época estava no patamar de 54%.
O nosso reservatório foi limpo depois de longos treze anos.
A manutenção de prédios públicos, principalmente as EMEIs e a ETA.
A conquista em definitivo da área para construção da nossa segunda Estação de Tratamento de Esgoto, área da Fazenda Cascata que se encontrava com levantamento topográfico diferente do Decreto assinado pelo Governador do Estado que permitia a concessão de uso por parte da prefeitura que com o empenho do Dr. Leandro e do Deputado Carlos Sampaio, conseguimos obter o termo, emitido pela Procuradoria do Estado, necessário para a assinatura do Convenio que foi firmado no final de 2013.
Atendemos o cidadão na medida certa de suas necessidades, tentando evitar a burocracia que tanto nos incomoda.
Um trabalho que estava sendo desempenhado com amor e que me trouxe muitas alegrias. Passaria a noite toda aqui numerando todas as ações que foram interrompidas de forma bruta.
Dizer que estou aqui para reafirmar os meus compromissos de campanha e sonhar hoje com um mundo melhor. Ter a clareza de enxergar como será possível alcançar justiça, me refazer a ponto de conseguir criar soluções para diminuir as diferenças entre nós. Me alimentar de sabedoria para acordar amanhã com saúde e energia para fazer a minha parte, e paciência para esperar pela parte que DEUS vai me dar!
Sobre o fato que me levou a prisão, aconteceu em um momento que interrompeu todo um planejamento de trabalho e de vida. Depois de muito tempo saiu a conclusão que tanto aguardávamos. Sou inocente de todas as acusações que me foram feitas.
O tempo realmente passa. Ao tempo não importa se há ou não passado. O tempo permite demoras, não permite mesmo que desfrutemos a felicidade de conviver com a família e amigos. Às vezes, como hoje, por exemplo, volto para as minhas lembranças do tempo em que construí a minha vida e também a minha família, tempo de absoluta e infinita felicidade. Quem dera tornar àqueles tempos e poder eterniza-los. Quem me dera poder voltar a desfrutar dos momentos perdidos.
Não somos eternos, somos passageiros de um veiculo chamado tempo, um veículo rápido demais que a qualquer momento, pode nos desmaterializar. Estou preparado para o desafio proposto.
É difícil descrever o que o confinamento é capaz de fazer para enervar e derrotar um homem. Logo se cansa de ficar sentado e de ficar em pé, de ficar acordado e de dormir. Não há revistas nem jornais. As únicas cores que se conseguem ver são um branco e um azul. Meses e anos podem passar sem que se veja o nascer do sol, a lua, uma grama verde ou uma flor sequer.
Durante o longo período de reflexão forçada, separar o que era importante do que era trivial e o que valia a pena do que era descartável ficou muito mais fácil.
Eu queria descobrir sobre a parte de mim que jamais morreria, não encarei a dificuldade como uma interrupção à vida, mas como uma preparação. Ninguém disse que o caminho seria fácil ou sem dor, encarei esta provação não como um castigo e sim um treinamento. Um teste nunca dura para sempre já que esta vida não dura para sempre.
A única certeza é a confiança que DEUS depositava em mim, e com a força DELE voltei a ficar em pé.
Após muito tempo entendi todos os erros que me fizeram permanecer naquele lugar. Erros cometidos por pessoas que são contratadas, preparadas, formadas para praticar a justiça.
É necessário ter critério e certeza na hora de falar a respeito de alguém ou julgar uma atitude. Lembrem-se que depois que as palavras saem da sua boca e provocam a desgraça, por mais que haja reparação e o tempo passe, é impossível eliminar totalmente os danos.
E é com estes pensamentos que vou reassumir o meu cargo de Vereador e retomar a minha vida.
Agradeço a DEUS e a todos que direta e indiretamente deram-me a esperança de uma nova vida, em especial ao meu grande amigo e advogado Dr. Ariovaldo Moreira, pois pretendo fazer dos meus sonhos antigos a realidade de um futuro sem a utopia dos sonhadores, mas na certeza da minha capacidade!
Boa Noite!







