Evento aconteceu em Brasilia, no mês de maio, e tratou de problemas comuns enfrentados pelos municípios brasileiros
O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, esteve junto com chefes de Executivo de todo Brasil que participaram da 17ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Considerado o maior evento municipalista da América Latina, a Marcha teve como tema deste ano “A crise nos Municípios e a conjuntura eleitoral”. O evento aconteceu entre os dias 12 a 15 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Acompanhado do diretor de Fazenda Pública, Finanças e Controle da prefeitura, Eduardo Gioielli Gracioso, o prefeito participou do evento por estar preocupado com situação dos municípios brasileiros diante do atual cenário.
De acordo com o prefeito, o governo Federal não repassa recursos suficientes aos municípios que acumular cada vez mais encargos para sua manutenção. Para isso os prefeitos reivindicam um aumento de 2% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), além de royalties do petróleo, além do recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviços) para operações de leasing e cartões de créditos nas localidades onde acontece a tomado do serviço.
Outras preocupação, são os chamados pisos salariais de diversas categorias que os municípios estão sendo obrigados a pagar, sem ter onde buscar aumento de arrecadação para isso. Para o prefeito, o aumento salarial das categorias, especialmente os professores, de acordo com o piso, é positivo, mas o governo federal deve oferecer recursos para que os municípios possam pagar.
A 17ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios contou com programação vasta, como exposições, Fórum Permanente de Vereadores, Fórum dos Contadores, encontro com os presidenciáveis e tratou temas como política do movimento municipalista, diálogo dos municípios, entre outros.







