Trabalho visa garantir a regularidade no abastecimento de água mesmo no período de longa estiagem
O ano de 2014 foi atípico em Santa Rita do Passa Quatro e região, com poucas chuvas mesmo em períodos onde ela seria mais frequente. O fenômeno provocou uma estiagem maior que a registrada nos anos anteriores, fazendo com que a prefeitura tomasse medidas para garantir a regularidade do abastecimento de água à população.
Já no início do ano, quando a falta de chuvas começou a ameaçar o abastecimento, o prefeito Leandro Luciano dos Santos solicitou ao DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), órgão do Governo do Estado, uma draga para o desassoreamento (retirada de terra) da represa Passa Quatro, principal manancial da cidade.
O trabalho, que visa aumentar a capacidade de armazenamento da represa, começou esta semana. A draga já está no local retirando a terra em excesso, aumentando a profundidade do reservatório.
O desassoreamento deve garantir o fornecimento de água mesmo é período longo da estiagem, entretanto há necessidade que a população economize. De acordo com o Setor de Água e Esgoto, do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, o volume de água armazenado na represa chegou a cair para 20% da sua capacidade, nos períodos de maior seca deste ano.
Ao longo dos anos como sendo principal manancial santa-ritense, a represa vem perdendo sua capacidade — por diversos motivos — enquanto a demanda cresce a cada dia. O fato alerta que medidas precisam ser tomadas, para que no futuro a cidade não fique sem o líquido essencial para a saúde e vida das pessoas. Para isso, a Prefeitura vem buscando soluções, trabalhando em ações e buscando investimento para reverter o problema, como a busca de um novo manancial.
Foto: Draga do DAEE iniciando o trabalho de desassoreamento da Represa Passa Quatro (AssImp/Divulgação)







