DAEE sinaliza início das obras do novo tratamento de esgoto em Santa Rita

Recursos do programa Água Limpa somam cerca de R$ 5,3 milhões para construção de estação que irá beneficiar 50% da cidade

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) já sinalizou o início da obra para construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do córrego Capituva, em Santa Rita do Passa Quatro.

A obra faz parte do programa Água Limpa, das Secretarias de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e da Saúde. Os contratos para a construção de sistemas de tratamento de esgotos foram assinados no dia 13 de maio. Além de Santa Rita, as cidades de Águas de Lindóia, Cafelândia, Caiuá, Ipeúna, Jardinópolis e Mendonça também foram beneficiadas.

O DAEE instalou um outdoor na entrada da cidade, no início da Avenida Oscar de Oliveira Alves (primeiro portal, acesso pelo CAIS-SR), indicando o início das obras.

A nova estação irá tratar 50% do esgoto da cidade — a outra metade já é atendida pela ETE do Córrego Marinho. Segundo o DAEE, o projeto consiste em um conjunto de lagoas aeradas e de decantação; estação elevatória; 1.060 metros de coletor tronco; 240 metros de linha de recalque e 160 metros de emissário de esgoto tratado. Investimento anunciado é de R$ 4,4 milhões.

Serão beneficiados 15 bairros da cidade, com população estimada em 13,5 mil habitantes. Construída em cerca de 9,4 hectares, em área também cedida pelo Estado, ao lado da estrada vicinal Roberto Roberti, que faz fundos ao CAIS-SR (antigo hospital psiquiátrico).

Segundo o DAEE, o processo de tratamento adotado apresenta um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodo e uma eficiência compatível com a legislação ambiental.

Ainda de acordo com as informações do DAEE, a estação vai retirar aproximadamente 44 toneladas de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no córrego Capituva, revitalizando diretamente as bacias do rio Mogi Guaçu e, consequentemente, a do Pardo Grande. Além disso, irá cumprir um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

IMG_1069

Foto: Placa indica o início das obas do Programa Água Limpa em Santa Rita  (AssImp/Divulgação)

Deixe um comentário