Brinquedoteca Municipal: um mergulho na criatividade

Projeto executado com alunos das EMEIs visa estímulo do aprendizado através de atividades lúdicas e somadas à brincadeira

Brincar é uma atividade social infantil, onde a característica é a imaginação, favorecendo não apenas a educação, mas também a saúde física e mental da criança. É através da brincadeira que os pequenos criam o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Devida a importância da brincadeira, como ferramenta na formação das crianças, o Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro mantém um espaço que atende as necessidades lúdicas e afetivas dos alunos do Ensino Infantil.

A Brinquedoteca Paula Graciene Calovi, que funciona junto a EMEI Galdina Lima Segatto, recebe diariamente alunos da EMEIs (Escola Municipal de Ensino Infantil) para atividades dentro de uma nova metodologia de educar e ensinar.

Rico em materiais pedagógicos, o local oferece brincadeiras combinadas com leitura. A cada dia, participam alunos de uma turma de cada uma das EMEIs da rede.

Em uma das atividades, a orientadora Edna Fadel Ugattis, que há mais de 11 anos atua na Brinquedoteca, se caracteriza de um personagem e conta histórias com a interação dos próprios alunos. O resultado é quase um teatro, com a participação de todos os alunos da turma.

“Assim a aprendizagem através do lúdico fica mais prazerosa e mais rápida”, explica a orientadora. Edna explica que as atividades são semanais e diferentes, que podem também abranger música e jogos.

O trabalho é devidamente planejado, para que as crianças possam expressar seu potencial e explorar o mundo, sozinha ou com os colegas e professor. “Devemos lembrar que não a criatividade na criança, se não há criatividade no adulto”, disse. “A criança competente e criativa existe, se existir um adulto competente e criativo”, completou, enfatizando a importância do trabalho planejado.

Neste sentido a brinquedoteca Paula Graciene Calovi assume uma grande responsabilidade na educação das crianças, pois é um espaço onde elas passam a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante das outras.

brinqudoteca_historia

 FOTO: Atentas à narrativa, as crianças também participam das histórias, interagindo umas com as outras (AssImp/Divulgação)

 

Deixe um comentário