Projeto desenvolvido em Santa Rita foi escolhido para ser apresentado no palco do evento que acontece em São Paulo, de 17 a 19 de novembro
Santa Rita do Passa Quatro será um dos destaques em um dos eventos de maior importância no cenário cultural brasileiro de 2014. O projeto Roda de Prosa, promovido pelo Setor de Cultura e Lazer da Prefeitura Municipal, foi um dos selecionados para ser apresentado no 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva).
Organizado pela SP Leituras e a Unidade de Biblioteca e Leituras (UBL), da Secretaria de Estado da Cultura, o evento acontece em São Paulo, de 17 a 19 de novembro. A organização estima receber cerca de 800 bibliotecários, profissionais de bibliotecas, dirigentes de cultura e estudantes de áreas de áreas culturais, no Novo Centro de Convenções Rebouças, na região da Avenida Paulista.
Inscrito pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Evandro Mesquita, o projeto Roda de Prosa será apresentado aos participantes do Seminário no dia 18 de novembro, terça-feira, no período da tarde.
Criado em agosto de 2013, bibliotecária Cirene Pereira dos Santos, o Roda de Prosa tem como objetivo promover a cultura no município através da formação de grupo para debates freqüentes, com um tema diferente em cada edição. Desde então, já foram promovidas nove edições do projeto.
O EVENTO
O Seminário Biblioteca Viva é um espaço criado para o intercâmbio de experiências e práticas. Nessa edição serão abordados os temas: acessibilidade; espaços além da leitura; cidadania; interação com as escolas; leitura nas diversas mídias; novos serviços para públicos específicos; soluções inovadoras e criativas para ambientes em bibliotecas e sustentabilidade.
“O Roda de Prosa irá divulgar Santa Rita internacionalmente”, comemora Cirene.
SEMANA DA BIBLIOTECA
Todo ano, de 23 e 29 de outubro, é comemorada em todo Brasil a Semana Nacional da Biblioteca e o Setor Municipal de Cultura terá uma programação especial. No período será lançado o projeto Geladeiraoteca, no qual o eletrodoméstico em desuso se torna um estante de livros.
Três geladeiras foram doadas para o projeto e estão sendo decoradas por artistas da cidade. Cada uma delas irá receber um acervo de livros e ficará a disposição de usuários em pontos diferentes da cidade, de grande circulação pública.
A primeira Geladeiroteca será instalada no saguão de entrada da prefeitura. Os outros dois locais ainda estão sendo escolhidos. Os livros estarão disponíveis ao público, que estará livre para retirar, devolver ou doar volumes.
A programação também conta com exposição, durante todo mês, de gibis antigos de acervo de Leonel Lorencetti, e o lançamento do livro “A Casa Azul Celeste”, do escritor Synesio Marçal Júnior.
O objetivo da comemoração é incentivar o hábito à leitura na população.
FOTO: Uma das edições do Roda de Prosa, com o patrono da Biblioteca Municipal, o Dr. Evandro Mesquita (Arquivo/AssImp/Divulgação)







