Nova campanha para recolher lixo eletrônico será no próximo dia 22

Promoção é do Departamento Municipal de Meio ambiente; população já pode ir separando material a ser descartado

Você que acumula, em sua casa ou empresa, grande quantidade de equipamentos eletrônicos sem uso, mas sabe que esse material não pode ser descartado indiscriminadamente na natureza, não se preocupe, uma nova campanha do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, irá promover a recolha de lixo eletrônico na cidade.

Por meio de parceria com a empresa LED Reciclagem Tecnológica, de Mococa, no próximo dia 22, sábado, a população mais uma vez poderá levar até o ponto de coleta, na Praça Poeta Mário Mattoso (da Estação), os materiais a serem descartados.

A ação visa o descarte consciente do lixo eletrônico e, com exceção de lâmpadas (incandescentes ou fluorescentes), qualquer material eletrônico poderá ser descartado, como computadores, placas e equipamentos de informática em geral, monitores, televisores, aparelhos de som, antenas, fax e telefonia (incluindo celulares), pilhas, baterias, fios e cabos elétricos, videogames e fitas VHS, entre outros.

Esta é a segunda campanha promovida pelo Departamento de Meio Ambiente este ano. A primeira, realizada em junho, foi considerada uma sucesso, com o saldo de dois caminhões de materiais diversos.

 

DESCARTE CONSCIENTE

As constantes inovações tecnológicas obrigam as empresas e famílias a substituem frequentemente seus equipamentos eletrônicos por outros mais avançados ou atualizados, gerando a necessidade de descartar os inutilizados.

São celulares, televisores, computadores e demais equipamentos de informática, entre outros, que podem causar grande prejuízo ao meio ambiente, se forem descartados de forma irregular.

Esses equipamentos são compostos por materiais considerados tóxicos e metais pesados como mercúrio e chumbo, por exemplo. Quando entram em contato com o solo, há contaminação que chegando até aos lençóis freáticos e, consequentemente afetam a saúde das pessoas.

Com as campanhas de recolha de lixo eletrônico, o material recebe destino correto, desmontando e separando tudo de acordo com sua composição, para ser encaminhado às indústrias, onde se torna matéria-prima novamente, evitando que produtos nocivos sejam descartados indevidamente.

lixo_eletronico_carregando

Foto: Lixo eletrônico arrecado na primeira campanha promovida em Santa Rita, no mês de junho deste ano (Arquivo/AssImp/Divulgação)

Deixe um comentário