Promovido em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Associação dos Agentes Ecológicos, com apoio da Prefeitura e empresas privadas, ação busca a sustentabilidade por meio da reciclagem
O projeto “Reciclagem com Cidadania”, realizado em Santa Rita do Passa Quatro, com a Associação dos Agentes Ecológicos (AAESR), no Aterro Sanitário Municipal, foi um dos ganhadores do prêmio Valores do Brasil, oferecido pelo Banco do Brasil para valorizar e incentivar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do país.
A premiação aconteceu no último dia 21 de outubro, terça-feira, em cerimônia promovida em Brasília (DF), com cerca de 400 pessoas presentes. Foram premiados 20 ações sustentáveis, em cinco categorias. O projeto promovido em Santa Rita foi um dos cinco premiados na categoria Desenvolvimento Regional Sustentável.
Estiveram presentes para receber o premio André Angelo Thomazi, voluntário do projeto e gerente de serviços da agência do Banco do Brasil local, e a secretária AAESR, Francisca de Fátima, conhecida como Kika.
O projeto premiado é desenvolvido no Aterro Sanitário Municipal de Santa Rita e, desde 2009, conta com a parceria da Fundanção Banco do Brasil, a convite do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA).
Com a organização dos catadores, foi fundada a AAESR (Associação dos Agentes Ecológicos de Santa Rita do Passa Quatro), com apoio da Prefeitura Municipal e das empresas THS Informática e Paes Contábil, que se juntaram ao plano DRS, contribuindo cada um em sua área de atuação.
Entre os muitos resultados do projeto estão: infraestrutura e condições dignas de trabalho, incluindo, refeitórios, sanitários, local com acesso à internet e três refeições por dia; acesso a serviços bancários, ao crédito, e também a recursos não reembolsáveis oriundos da FBB, que também cedeu à cooperativa um caminhão adequado à coleta; aumento da renda dos cooperados que inicialmente era de R$350 mensais, hoje é próxima a R$ 1.000 por mês.
Como destaque do projeto está o fato da secretária da associação, a catadora Francisca de Fátima, de 50 anos, hoje é beneficiária do FIES e cursa seu primeiro ano na faculdade de pedagogia.
“O projeto foi auditado várias vezes, pra ver se não impostamos informações falsas, do andamento, dos progressos”, disse André Thomazi. “E em todas as vezes, foi dado boa nota”, completou.
No último dia 23 de outubro, quinta-feira, estiveram na Prefeitura Municipal o gerente da agência local do Banco do Brasil, Luiz Ricardo Ribeiro Souza, André Thomazi e a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Adriana Silvestre Ramos Lioni, para uma entrega simbólica do prêmio ao prefeito Leandro Luciano dos Santos, em reconhecimento ao apoio destinado ao projeto.
O PRÊMIO
O Prêmio Valores do Brasil foi criado em 2008, em meio às comemorações do segundo centenário do Banco do Brasil, e é concedido a cada dois anos. Desde seu início, ele já contemplou mais de 50 projetos. A edição de 2014 teve como eixo temático o Empreendedorismo Social.
FOTO: Momento da premiação em Brasília, com os representantes do projeto desenvolvido em Santa Rita (Divulgação)







