
A vice-prefira de Santa Rita do Passa Quatro, Maria Rita Mondin de Oliveira, esteve entre os 33 representantes de municípios presentes em mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). O encontro aconteceu na última segunda-feira (29/1), em Ribeirão Preto.
Comanda pelo presidente do Conselho da RMRP, o prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira, a reunião discutiu o Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, transporte metropolitano e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).
O assessor de Consórcio e Concessões da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luigi Longo, apresentou a proposta Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. E para facilitar o levantamento da real situação dos municípios, o presidente instalou uma Câmara Técnica dos Resíduos Sólidos.
No transporte metropolitano. Joaquim Lopes da Silva Junior, diretor-presidente da Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos (EMTU), citou vários exemplos de transportes urbanos e explicou como funciona cada uma deles. Atualmente, a EMTU-SP atende todos os 67 municípios das três regiões metropolitanas, somando 23 milhões de habitantes, com uma frota aproximada de 10 mil ônibus com mais de 60 empresas e 450 linhas; transportando 1,5 milhão de usuários por dia, em média.
O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, falou sobre o Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). De acordo com ele, o Estatuto da Metrópole, Lei Federal nº 13.089, sancionado em 12 de janeiro de 2015, determina que todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras desenvolvam, até 2021, seus Planos. Ele ainda explicou que o PDUI, como instrumento legal de planejamento, deve estabelecer diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 29 de março.






