
O Comandante da 3ª Companhia, Capitão PM Veiga, após a análise dos índices criminais consolidados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx), apresentou o comparativo estatístico com os anos anteriores, evidenciando significativas reduções dos principais indicadores criminais no último ano (2017), em Santa Rita do Passa Quatro.
Conforme os dados disponibilizados pela Secretaria Estadual, no comparativo entre os anos de 2016 e 2017, verifica-se:
– Furtos – Redução de 24%, totalizando 76 ocorrências a menos em 2017 (menor índice dos últimos 14 anos); – Roubos e Furtos de Veículos – Redução de 40%, totalizando 10 ocorrências a menos em 2017 (menor índice dos últimos 9 anos); Embora a redução dos indicadores acima, o Capitão PM Veiga explicou que houve um acréscimo no número de roubos: “No ano de 2016, o município de Santa Rita do Passa Quatro obteve uma redução recorde no número de roubos, registrando apenas 27 casos ao longo do ano, desconsiderados os roubos de carga ocorridos na rodovia Anhanguera. Essa redução abrupta em 2016 está relacionada ao aumento da presença policial em decorrência do início da Atividade Delegada, através do convênio firmado com a Prefeitura, e sabíamos que seria um grande desafio conseguir manter a tendência de queda deste indicador. Em 2017 tivemos 4 registros a mais que no ano anterior, totalizando 31 casos, desconsiderando, mais uma vez, os roubos de carga ocorridos na rodovia Anhanguera. Foi um pequeno acréscimo, mas que exige nossa atenção e readequação do planejamento para retomar a tendência de queda em 2018. Cabe salientar, no entanto, que a grande maioria dos registros de roubos em 2017 constituem-se de pequenos delitos, nos quais os criminosos agiram através de ameaças verbais ou o uso de força física para subtrair celulares ou pequenas quantidades em dinheiro. Foi detectado que muitos desses pequenos roubos foram praticados por internos do Núcleo Álcool e Drogas do CAIS, que vem apresentando constantes registros fugas. Outra grande parcela dos roubos ocorridos em 2017 resultaram na prisão imediata dos criminosos, como foi o caso do Banco Sicoob. Nestes casos, evidenciamos a pronta-resposta da Polícia Militar no restabelecimento da ordem pública.
O Capitão informou que foram adotadas medidas junto ao Ministério Público Estadual para apurar as condições de segurança das instalações físicas do CAIS – Santa Rita do Passa Quatro.
Esclareceu também que em 2017 tivemos dois registros de mortes violentas na cidade.
No primeiro caso, uma vítima foi agredida com um caibro de madeira e no segundo registro, três pessoas foram vitimadas após serem baleadas em uma barbearia. Todas as vítimas possuíam antecedentes criminais e se mantinham envolvidas em práticas delituosas. Alguns dos autores desses crimes foram rapidamente identificados e presos, através do trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil de Santa Rita do Passa Quatro.
PRODUTIVIDADE POLICIAL EM ALTA
O Capitão PM Veiga atribui a redução dos índices criminais ao empenho dos Policiais da cidade. “Embora estejamos com um significativo déficit de efetivo, é notória a dedicação daqueles que exercem o patrulhamento pelas ruas da cidade, de forma ininterrupta. Foram efetuadas 98 (noventa e oito) prisões de criminosos e 04 (quatro) prisões de adolescentes infratores no último ano; Registramos 89 (oitenta e nove) ocorrências de apreensões de drogas e 27 (vinte e sete) prisões por tráfico, além da apreensão de 14 (catorze) armas de fogo na cidade, só em 2017”, concluiu o Capitão Veiga.






