Restam somente duas atividades na área da saúde que já sinalizam estarem sendo encerradas
Na edição comemorativa ao Natal a Gazeta publicou matéria sobre o CAIS. Segue parte do texto:
“Começou o desmonte do CAIS-SR. Não dá mais para ignorar as ações que estão sendo implementadas no âmbito do atendimento do antigo Hospital psiquiátrico.
O NAIC (Núcleo de atenção à Crise) segundo informações não oficiais, está sendo transferido para a unidade do Santa Tereza em Ribeirão Preto.”
A fonte não oficial relata também que uma unidade de atendimento a crianças e jovens drogado, anteriormente prevista para vir para o CAIS-SR, foi destinada ao hospital de Casa Branca.
As previsões para o CAIS-SR são as piores possíveis, pois não estaria prevista nenhuma nova atividade para aquele hospital, o que leva a crer que seu fim estaria próximo. ”
Setenta dias após a nossa matéria, mais uma área de atividade da Unidade tem suas atividades encerradas. O N.A.I.C. a partir do dia 26 de fevereiro está fechado. Nasceu no dia 10 de maio de 2011 e morreu no último dia 26.
O Núcleo de Atenção Integral à Crise (NAIC) presta atendimento especializado em regime de internação integral de curta permanência a portadores de transtorno mental, em situação de risco para si e para terceiros, no território de abrangência do DRS XIII – Ribeirão Preto, objetivando remissão da crise e inserção na continuidade para tratamento ambulatorial.
Encerrando as atividades do NAIC, resta somente duas outras atividades de saúde, o Álcool e Drogas e o laboratório de análise clínica e duas outras un9idades que já estão em processo de desospitalização.
O NAIC tinha uma Demanda de 18 leitos pacientes a cada 3 meses e aproximadamente 72 pacientes ano, mas isso varia de acordo com a justiça. Porém são pacientes em crise aguda
A opinião de muitos que lá trabalham é que, de fato, o hospital está um caos! Já estamos nos preparando para o pior, disse um funcionário. Acrescenta: Creio que, em breve, teremos que abandonar o barco… Infelizmente! Temos prazer em trabalhar, mas estamos perdendo isso… Infelizmente! As condições estão cada vez piores mesmo.
As informações não oficiais indicam que o laboratório de análise seria a próxima vítima? Só para lembrar o Laboratório além de atender os internos, atende também a população do SUS.
A outra atividade que pode ser remanejada é Álcool e Droga que poderá ser transferida para Casa Branca, que já está sendo preparado para isso.
Uma coisa que intriga a população de funcionários e a partir de agora a população da cidade é o silêncio da Diretoria do Hospital, bem como das forças políticas desta cidade.
Na tentativa de esclarecer alguns pontos enviamos um email para a Ouvidoria do Cais com as seguintes indagações:
“Entendemos que pela importância econômica do CAIS-SR para a cidade, nossa população tem o direito de saber quais os destinos desta unidade. Para isso estamos fazendo considerações e perguntas a respeito da Unidade.
Levando em consideração que a notícia sobre o fechamento do NAIC na área do CAIS-SR já circula pela cidade;
Levando em consideração que o NAIC representava uma boa parte da atividade do Hospital;
Levando em consideração que a Equipe de atendimento do NAIC é altamente qualificada;
Levando em consideração que as pessoas que eram atendidas no CAIS – SR estarão a partir do dia 26 sem atendimento.
Levando em consideração a área física do Hospital
Perguntamos:
Para onde serão direcionadas as pessoas que estavam sendo atendidas aqui?
Qual era a demanda de pacientes atendidos pelo NAIC?
A Equipe será direcionada para outras atividades? Quais? O será transferida? Para onde?
Quais as demais atividades que o CAIS ainda mantém ativas?
O que foi feito com a área de álcool e drogas? Também foi transferida?
Qual é o futuro do CAIS-SR?”
Até o fechamento desta edição não obtivemos resposta para estas indagações.
Bem somente resta rezar, pois ninguém está nem aí para a situação. Só para lembrar o hospital tem mais de 600 funcionários. Perguntas: O que será dos funcionários? O que será da cidade com a perda deste?







