Varias novidades foram anunciadas em benefício das estâncias, entre elas do descontingenciamento dos recursos do Dadetur para 2018
O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, esteve entre os presentes na primeira reunião ordinária de 2018 da Associação de Prefeitos das Cidades Estâncias de São Paulo (APRECESP), da qual é vice-presidente.
O evento ocorrido na estância de Serra Negra no último fim de semana e entre os convidados esteve o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que assinou decretos favorecendo o desenvolvimento do turismo paulista. Ao todo, 29 prefeitos estiveram presentes no encontro, entre eles, o anfitrião Sidnei Ferraresso.
O encontro começou com boas novidades para os prefeitos das estâncias paulistas. Uma delas foi foi o descontingenciamento da verba do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). A atitude cautelar foi tomada em 2016 mediante retração da atividade econômica. “Vamos liberar este ano R$ 416 milhões para o turismo no Estado. As cidades irão receber melhor as pessoas e promover o desenvolvimento”, afirmou Alckmin.
A medida é fruto de um pleito dos prefeitos das estâncias e que foi tratado pela diretoria da Aprecesp, com o governador em fevereiro, da qual o prefeito santa-ritense participou ativamente. “O turismo paulista ganha com essa medida. São recursos importantes que fomentam a vocação turística e estimulam a geração de renda nos municípios”, comemorou o presidente da Aprecesp, Marco Aurélio Gomes dos Santos, prefeito de Itanhaém.
Outro decreto assinado por Alckmin foi o que autoriza a liberação de 20% dos recursos dos convênios, no ato da assinatura, com as Estâncias Turísticas.
Outra novidade veio da Abraturr (Associação Brasileira de Turismo Rural), com a qual foi assinado um termo de cooperação técnica, visando potencializar o turismo rural.
Os prefeitos presentes também aprovaram a antecipação da próxima reunião ordinária para o mês de abril, que acontecerá durante o congresso da APM (Associação Paulista de Municípios), no dia 6, em Santos, que deverá reunir representantes das 645 cidades paulistas.
O secretário estadual de Turismo Fabrício Cobra apresentou balanço positivo das ações da Secretaria desde a sua nomeação, em setembro de 2016. O secretário manifestou a expectativa de assinar um lote de convênios até o fim do mês de junho. Cobra salientou a necessidade de ampliar a divulgação e promoção das estâncias turísticas e apresentou propostas de publicidade em equipamentos públicos e na TV Cultura.
Além dos prefeitos, estiveram presentes os deputados estaduais Edmir Chedid e os federais Marcelo Squassoni, Nelson Marquezelli, Roberto de Lucena, Herculano Passos e Samuel Moreira (secretário-chefe da Casa Civil). Pela APM o presidente Carlos Cruz e o vice-presidente e secretário Nacional de Relações Institucionais da Presidência da República Marcelo Barbieri. Também participou do encontro o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) Sebastião Misiara.
“Tenho orgulho de fazer parte da diretoria de uma entidade tão importante quanto a Aprecesp, representando Santa Rita em decisões que serão fundamentais para o nosso desenvolvimento e de tantas outras estâncias paulistas, através do turismo”, disse o prefeito.
Além de Santa Rita, estiveram representadas as Amparo, Barra Bonita, Bragança Paulista, Holambra, Ilha Comprida, Lindóia, Analândia, Águas de Lindóia, Nuporanga, Campos do Jordão, Morungaba, Águas de São Pedro, Cananéia, Salto, Guarujá, Socorro, Itu, entre outras.







