SEGURANÇA PÚBLICA: Representantes de Itirapina buscam exemplo de Santa Rita na Zona Rural

Ação da Polícia Militar em convênio com a Prefeitura, através da Atividade Delegada, busca alternativa pelo mapeamento da zona rural

Santa Rita do Passa Quatro foi mais uma vez referência para outro município, graças a ações do governo municipal do prefeito Leandro Luciano dos Santos. Desta vez, o tema foi a segurança pública, mais especificamente na Zona Rural. Uma comitiva de Itirapina (SP) esteve em Santa Rita na última sexta-feira (31/8) em busca de informações sobre o mapeamento da Zona Rural que está sendo realizado no município, pela Polícia Militar, através do convênio Atividade Delegada, com a Prefeitura, com apoio do Sindicato Rural Patronal local.
Estiveram no gabinete santa-ritense o vice-prefeito de Itirapina, Ruy Gomes da Silva Júnior, o presidente da Câmara, Fábio Belarmino da Silva, o vereador Ricardo Baldissera, a presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Janaína Cândido, e conselheira Benedita Cipriano. Todos foram recebidos pelo prefeito, acompanhado do diretor do Departamento de Finanças, Eduardo Gioielli Gracioso, além do Comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza e pelo Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar Capitão Daniel do Amaral Veiga.
Na reunião, os oficiais da PM explicaram todas as vantagens de traçar as rotas, com a ajuda de um GPS, até cada propriedade rural. Apesar de ser um trabalho demorado, que depende do deslocamento diário dos policiais, os benefícios destacados são inúmeros. “Cada propriedade receberá um código alfanumérico. No caso de alguma ocorrência, com esta identificação e coordenadas geográficas, nós temos a localização exata de todas as propriedades. Através do GPS, qualquer policial, mesmo que não conheça a região, saberá como chegar a cada propriedade rural utilizando o trajeto mais curto e, portanto, mais rápido”, salientou o tenente coronel.
Outro ponto positivo desta atividade apontado pelo capitão Veiga é o contato direto dos policiais militares com os moradores. “Eles fazem um registro de quem mora nas propriedades, quem são os proprietários, que tipo de maquinário utilizam, além de outras informações importantes e necessárias para a gerência da segurança pública. Também é uma oportunidade de orientar os moradores sobre várias dicas de segurança”.
O presidente da Câmara itirapinense classificou como excelente o trabalho desenvolvido em Santa Rita. O objetivo é implantar um projeto semelhante em Itirapina. Para o diretor de Finanças do município, Atividade Delegada é um investimento que Santa Rita faz na segurança pública. “Dentro de nossas possibilidades, estamos dispostos a fazer o necessário para colaborar com a Polícia Militar em sua atuação no município. Não classifico como um gasto, mas sim como investimento”, disse Eduardo Gracioso.

Deixe um comentário