
No último dia 31 de julho encerrou o prazo para que os gestores do turismo estadual validassem as informações sobre os roteiros turísticos do Estado de São Paulo.
O prazo findava para o envio de toda documentação comprobatória dos municípios e regiões que iriam compor o novo Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que norteia estratégias do Ministério do Turismo. A confirmação, era facultada a gestores estaduais que já tinham reunido todas as informações e documentos necessários à atualização que farão parte, do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT).
O secretário nacional de Estruturação do Turismo, Henrique Pires, alertava quanto aos prazos para que municípios garantam representação no novo mapa. “É importante os gestores estarem atentos ao calendário porque a inclusão no mapa proporciona uma série de benefícios em ações do MTur”, enfatiza.
O trabalho foi realizado pelo Governo Estadual e na última segunda-feira, recebemos a notícias de que o Ministério do Turismo havia finalizado o relatório com os municípios paulista. O sistema já está fechado para posterior atualizações ficando São Paulo com 432 municípios incluídos, dentre eles Santa Rita do Passa Quatro, que faz parte do Roteiro Turístico Histórias e Vales, que é composto pelas cidades de São Carlos, Porto Ferreira, Leme, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro, Tambaú e Santa Cruz das Palmeiras.
O passo a seguir será acompanhar um pouco mais as regiões e auxiliar no desenvolvimento regional bem como atualizar os Circuitos e roteiros do estado e o mailing da regionalização.
O trabalho
Um trabalho conjunto entre o COMTUR e o CODEMA de Santa Rita, que por 2 anos juntamente com uma empresa especializada, organizou e adequou toda a documentação em especial o Plano de Turismo da cidade com mais de 500 páginas, com todo inventário turístico da cidade e suas possibilidades em nível de detalhamento técnico/financeiro nunca anteriormente realizado, desenvolveu parcerias na área (Sesc, Senac, Aprecesp, etc) e principalmente, está participando ativamente no Programa de Regionalização do Turismo com a nova Região Turística.Historias e Vales, já com um produto lançado e em andamento (Caminho da Paz), ou seja cumpriu todas as etapas necessárias que são agora exigidas.
Santa Rita está documentalmente apta e preparada para investidores turísticos, adequada para implantação de projetos e viabilizada para um turismo profissional. Esta era a base necessária para que não somente verbas venham para cidade, mas sim criar uma solida base de identidade turística/cultural planejada, objetivando o desenvolvimento turístico (religioso, natureza, ambiental, saúde, esportes, cultura entre outros). Está previsto para outubro desse ano uma exposição pública dos resultados dessas ações para todas as cidades que compõem a nova RT, pelo Senac de São Carlos.






