saocarlosemrede.com.br
Caso de febre amarela também foi confirmado em um primata
A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, por meio do Departamento Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta terça-feira (8) um caso positivo de Febre Amarela em um morador da zona rural do município e em um primata. A informação foi divulgada após a chegada dos resultados de análises laboratoriais realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz.
O paciente infectado, residente na área rural, está hospitalizado em São Carlos desde o dia 5 de março de 2025. Já o macaco que testou positivo para a doença estava entre dois espécimes encaminhados para exame laboratorial.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus do gênero Flavivirus, transmitida por mosquitos e considerada de alta letalidade em suas formas mais graves. A boa notícia é que é uma enfermidade imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada com vacina.
Diante do cenário, a Prefeitura reforça a importância da vacinação como principal forma de proteção. Moradores que ainda não foram imunizados devem procurar as salas de vacinação do município para atualização da caderneta vacinal.
Além disso, a campanha de vacinação será ampliada para incluir crianças de 6 a 8 meses de idade. Pais e responsáveis devem levar os pequenos às unidades de saúde onde já são aplicadas as vacinas de rotina.
Equipes de enfermagem e agentes comunitários também estão em campo realizando uma ação de busca ativa na região do sítio onde o caso em primata foi registrado. O objetivo é imunizar moradores da área, com prioridade para adultos que ainda não receberam a dose contra a Febre Amarela.
A Vigilância Epidemiológica segue monitorando a situação e novas informações serão divulgadas conforme a evolução dos trabalhos de prevenção e controle.







