Municípios passam a integrar projeto que valoriza o turismo rural e a produção artesanal
O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (30) o projeto Rotas do Queijo de São Paulo, iniciativa que incentiva a produção artesanal de queijos e conecta produtores, turistas e consumidores em experiências ligadas à gastronomia, cultura e turismo rural.
Coordenado pela Casa Civil, o programa envolve 102 propriedades de 77 municípios, entre eles Pirassununga e Santa Rita do Passa Quatro, distribuídas em oito rotas temáticas que percorrem diferentes regiões do estado. Fazendas, queijarias e destinos turísticos oferecem 17 experiências e atrativos voltados à produção queijeira.
De acordo com o vice-governador Felício Ramuth, a iniciativa reconhece o potencial da cultura queijeira paulista:
“Com as Rotas do Queijo de São Paulo, valorizamos essa tradição artesanal, capaz de impulsionar o turismo rural e fortalecer as economias locais. Nossos queijos já vêm conquistando reconhecimento em outras regiões do país e até no exterior.”
As rotas abrangem regiões como Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, destacou que o modelo segue o exemplo das Rotas do Vinho e do Café, recentemente lançadas, estimulando o empreendedorismo local e fortalecendo a cadeia produtiva, o que contribui para a geração de emprego e renda nos municípios.







