Veja como conseguir desconto no IPVA 2026 no estado de SP

Os proprietários de veículos no estado de São Paulo podem pagar o IPVA 2026 com desconto se optarem pela cota única antecipada em janeiro. Neste caso, o abatimento é de 3% sobre o valor total. O pagamento é realizado de acordo com o final da placa e vai de 12 a 23 de janeiro.

O pagamento em parcela única com desconto de 3% vale para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares, caminhões e caminhões-tratores.

– Publicidade –

Confira o calendário para pagamento com desconto:

calendario ipva 2025 12 22 12 04 19
Fonte: Sefaz

Já os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento sem desconto têm duas opções: pagar à vista em fevereiro ou parcelar o IPVA em até 5 vezes, de janeiro a maio – o número de parcelas varia conforme o valor total do imposto. Vale lembrar que para caminhões os prazos são diferentes – leia mais abaixo.

Valor venal


O valor venal dos veículos pode ser consultado no Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Sefaz-SP onde basta informar a placa do veículo. Nas próximas semanas, o IPVA 2026 estará disponível para pagamento na rede bancária.

Há ainda a opção de consultar os valores na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de 12 de dezembro, publicada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) após pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) contendo os valores venais dos veículos que servirão de base para o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2026.

O levantamento da Fipe é referente a 13.571 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa é baseada nos preços de venda praticados no varejo em setembro/outubro de 2025. Quando comparado ao mesmo período de 2024, os valores de mercado apresentam valorização média de 2,51%.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

Deixe um comentário